A cegonha-preta é uma espécie migratória, rara no nosso país.
Um pouco mais pquena que a cegonha-branca (Ciconia ciconia), mede cerca de 97cm de comprimento e aproximadamente 190cm de envergadura. A plumagem é negra na cabeça, pescoço, dorso e asas, possuindo um brilho metálico verde-dourado, púrpura, em determinadas condições de luminosidade. A barriga é branca; as patas e o bico são vermelhos.
Esta espécie captura principalmente peixes, anfíbios e insectos, mas também outros pequenos vertebrados, como ratos e répteis.
A cegonha-preta é uma ave que prefere floretas espontâneas de folha caducas e mistas, nas quais encontra ribeiros, rios e prados, ricos em alimento. Tem igualmente preferência por regiões de penhascos, habitualmente fragas, junto a rios.
Em Portugal esta espécie nidifica no interior, do Norte ao Sul do país, preferindo as bacias hidrográficas dos rios Douro, Tejo e Guadiana.
A destruição e degradação do habitat e a perturbação humana, nas áreas de nidificação, constituem factores de ameaça. O abate ilegal de aves na migração, a mortalidade devida à colisão com postes e linhas de alta tensão e a contaminação por pesticidas constituem outras ameaças não negligenciáveis.
Em consequência do declínio sofrido nas populações, a cegonha-preta está classificada como ameaçada e faz parte das Convenções de Cites, Bona, Berna e na Directiva Aves.
<< Página inicial