16/03/2006

No dia 21 Março comemora-se o dia Mundial da Floresta.

De vespera vale a pena relembrar que as florestas cobrem apenas 6% da superfície da Terra, mas representam uma das maiores proporções da biodiversidade e de recursos genéticos do planeta. Só as florestas tropicais albergam entre 50% a 70% das espécies conhecidas e o desaparecimento de uma floresta pode implicar a ocorrência de extinções em massa.
Metade do coberto florestal original já foi destruída (cerca de 418 milhões de ha nos últimos 30 anos); mais de 60% das florestas temperadas foram perdidas; o mesmo aconteceu a 45% das florestas tropicais húmidas e a 70% das florestas tropicais secas.. As florestas restantes estão a ser dizimadas à razão de 160000 km2 ao ano (Portugal tem cerca de 92000 km2).. Os incêndios florestais (a maior parte são intencionais com o fim de substituir a floresta por prados para o gado) são a segunda principal causa de libertação de CO2 para a atmosfera (a primeira é a queima de combustíveis fósseis).
Se a taxa actual de desflorestação persistir, será perdida em meados deste século uma parte significativa das 50 a 90% das espécies que vivem nas florestas.

"As actuais comemorações do Dia Mundial da Floresta e as da Festa da Árvore que as antecederam têm as suas raízes em manifestações mais longínquas, nomeadamente o ancestral culto das Árvores e das Florestas que existiu em diversas culturas primitivas ou muito antigas, cuja simbologia nalguns casos ainda hoje perdura."

.

Plante uma Árvore!