.
17/02/2006
16/02/2006
BACALHAU



Dia Mundial do Ambiente

Os desertos são associados a terras áridas e desabitadas, mas a verdade é que são ecossistemas com flora e fauna que cobrem pouco mais da quinta parte da superfície terrestre do planeta.
Os desertos são uma terra de extremos, devido à brusca mudança de temperatura entre dias muito quentes e noites frias, e ainda são, radicais no sistema de chuvas, principalmente pela sua ausência.
A seca é a caracteristica principal de um deserto, independentemente de serem quentes ou frios, de serem dominados por montanhas ou planícies, por pedras ou areia. A areia, que está intimamente associada à idéia do deserto, cobre apenas 20% dos territórios como tal classificad
os. As plantas e os animais que vivem nos desertos são muito numerosos e têm uma característica comum, a habilidade de sobreviver com pouca água, (xérofilos). Isto significa que possuem uma capacidade especial para encontrar e armazenar líquidos e contam com mecanismos biológicos para evitar sua perda ou evaporação. O cato a principal planta associada ao deserto, tem as folhas substituidas por espinhos para diminuir a evaporação e é carnudo para armazenar água.

SABIA QUE...
Os elefantes primitivos eram menores do que os actuais e não tinham trompa?

Extintos
.
.
Loxodanta spp - Elefante Africano
Em risco de extinção, tendo como principal ameaça a caça para obtenção de marfim e carne.
.
Elaphas maximum - Elefante Asiático
Em perigo de extinção, tendo como principais ameaças a destruição do habitat e a caça para obtenção de marfim.
Os elefantes asiáticos são relativamente dóceis e fáceis de domesticar, ao contrário dos seus parentes africanos.
11/02/2006
10/02/2006
"ALARES"


. Foi à cerca de 84 anos que as aldeias dos Alares, Cubeira e Cegonhas Velhas, foram invadidas pelos populares da vizinha aldeia do Rosmaninhal que, munidos de enxadas, paus e pedras, dizimaram estas populações. Reza a história que esfolaram borregos vivos, partiram o forno do pão e os potes de mel entornados "corriam pelas ruas abaixo, qual torrente invernosa". Tudo aconteceu quando um dos netos do Visconde Mourão, um dos quatros herdeiros das terras, vendeu a sua parte às gentes locais. Pensando que tinham direito a tudo, os novos proprietários deixaram de pagar a renda aos netos do visconde. Impotentes, os outros herdeiros nada puderem fazer para cobrar a renda. Até que venderam a sua parcela à população do Rosmaninhal, dez vezes superior à dos Alares, Cubeira e Cegonhas Velhas. Durante dois anos foi declarada guerra e toda gente andava armada no campo. Após a invasão, as terras de cultivo foram divididas em terrenos chamados sortes. Fugidas, as gentes dos Alares, Cubeira e Cegonhas Velhas, formaram as povoações da Soalheiras e Cegonhas Novas que ainda hoje existem.
FREIRA DA MADEIRA

?
PEGADA ECOLÓGICA



06/02/2006





05/02/2006

